quinta-feira, 2 de agosto de 2007

SOLIDARIEDADE


A solidariedade pode ser entendida como uma atitude. Atitude de apoio, proteção e cuidado com alguém. As grandes epidemias, as guerras e as catástrofes são exemplos de situações que colocam as pessoas diante da necessidade de serem apoiadas, protegidas e cuidadas. Nestas ocasiões, é preciso ter a clareza de que precisamos modificar algumas posturas pessoais, às vezes preconceituosas, e nos tornarmos disponíveis para enfrentar qualquer dificuldade.
Ser solidário é ser capaz de manifestar sentimento de simpatia, ternura, pelo nosso próximo, pelos que sofrem, pelos injustiçados. É confortar, ajudar, consolar os que nos cercam. É respeitar os outros e agir de maneira coerente e justa, de forma a garantir os direitos fundamentais de todos.
O maior Dom é o amor e o Samaritano possuía esse Dom. Façamos nós o mesmo.
Vocabulário:
  • Próximo - cada pessoa em particular, aquele que está perto.
  • Dom - presente, dádiva.

O BOM SAMARITANO
(Lucas 10, 25-37)
Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna? Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás. Mas ele querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo? Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto. Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante. Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante. Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão. Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele. No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei. Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões? Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.
Vocabulário:
Samaritanos – eram hereges para os judeus.
Levita – leigo da igreja, pessoa bem intencionada.
Sacerdote - ministro sagrado que tem por missão honrar a Deus.
Herege – naquele tempo eram os que adoravam os deuses de pedra, considerados pagãos.
Misericórdia – compaixão, caridade.
Epidemia - doença que ataca ao mesmo tempo e no mesmo lugar muitos indivíduos.
Catástrofe – grande desgraça.
Pecador – aquele que desagrada o coração de Deus.

Reflexão:
  • Os dois homens que passam perto do homem ferido representam os
que dedicam suas vidas a igreja, a religião.
  • Jesus quer mostrar com está parábola que sem solidariedade o homem se torna vazio. Os dois homens que passaram por ali e não socorreram o homem ferido eram considerados pessoas boas, integras, cheias de bons sentimentos. Mas qual foi à atitude dos dois?
  • Jesus faz ver que o verdadeiro amor não está no conhecimento, nem na sua posição social, mas sim na sua atitude e gesto com relação ao outro, especialmente com os que sofrem.
  • Somos os próximos de cada pessoa. Jesus, ao colocar duas pessoas que fazem parte da igreja quer mostrar que não basta falar de Deus, de amor, de solidariedade, mas sim que devemos agir, assumir o compromisso com o próximo. Falar é fácil não custa nada, mas também não produz, não transforma.
  • Temos que ser como o bom samaritano que ajuda e socorre a criatura ferida.

”O homem estava caído, ferido. Passou um sacerdote, quer dizer pessoa de uma classe bem respeitada. Não parou. Foi embora. Passou um levita, isto é, um leigo de Igreja, bem intencionado. Não parou. Veio o pecador (assim pensavam) e fez tudo que o outro precisava, e até mais. Preocupou-se em continuar cuidando do homem.
Quem é o próximo? Aquele que usou de misericórdia, seja lá quem for.”
Obs. No site http://videoeducativo.blogspot.com tem o vídeo do Bom Samaritano.






tampa listings

Nenhum comentário: