quarta-feira, 17 de outubro de 2007

SER MISSIONÁRIO - MURAL DOS ALUNOS DO 6º ANO



OUTUBRO, MÊS MISSIONÁRIO


Irmã Cristiane - Etiópia

SER MISSIONÁRIO

"Ide por todo o mundo e anunciai o evangelho" Mc 16,15

Ser missionário é um compromisso de toda a comunidade que vive e transmite a sua fé. “Nenhuma comunidade cristã é fiel à sua vocação se não é missionária”.

Ser missionário não é só percorrer grandes distâncias, ir para outros continentes, mas é a difícil viagem de sair de si, ir ao encontro do outro, ir ao encontro do “diferente”, ir ao encontro do marginalizado – o preferido de Jesus.

Exige de todos nós, uma abertura pessoal e comunitária para responder aos desafios de hoje. É a missão de fidelidade ao “envio” de Jesus: “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio” (João 20:21). Sem entusiasmo e alegria, arriscaremos perder a alegria do anúncio da boa-nova libertadora.

Como resultado deste assumir o compromisso missionário, tenho a missão de: não só de levar algo, mas também de descobrir. Não só dar, mas receber. Não conquistar, mas partilhar e buscar juntos. Não ser mestre, mas aprendiz da verdade. A missão nos permite criar novos laços, novas relações, um novo jeito de olhar a vida, um novo jeito de ser igreja.

E aí vai o desafio: como eu posso ser missionário em minha casa, no trabalho e na comunidade em que vivo? Assumo o compromisso de cristão, vivendo e transmitindo a boa-nova da paz, da justiça, do amor, do perdão, da fraternidade, da acolhida?... Ser missionário é fazer uma decisão é ser testemunha de Cristo através de gestos, atitudes, atos.


Disponível em: http://www.montesiao.pro.br/missoes/sermissionario.htm. Em 1/10/07.
Disponível em: http://www.cenaculosmissionarios.org.br/missionarios.html. Em 1/10/07.





4 comentários:

Anônimo disse...

Larissa 6ano
parabéns pelo blog

Unknown disse...

Obrigada querida!!!!!!!!!!!!
Beijos!!!!!!!

Anônimo disse...

Natalia 6ano
nossa obrigada por por esse blog assim
fica bem mais facil ne?

muito legal !
Bejos
:)

Anônimo disse...

Anderson José Pereira 6ºano

1) Como gente viva e não bonecos para visualizar, sensibilizar, facilitar a meditação da mensagem evangélica, do conteúdo, do mistério de Jesus Cristo que nasce na pobreza, na simplicidade, para fazer o homem. O presépio nos faz participantes do parto divino. A cena do presépio, em sua singeleza e simplicidade, faz com que nos lembremos dos ensinamentos e da doutrina de Jesus, cujos principais elementos são: a Fé, a Esperança, a Humildade, a Igualdade, a Fraternidade, e, acima de tudo, o Amor.

2) A grande e brilhante estrela de Natal, símbolo do próprio Jesus, a apontar o caminho de nossa vida, tem quatro pontas e uma cauda luminosa, como um cometa. As quatro pontas representam as quatro direções da Terra: norte, sul, leste e oeste. Isso significa que, de todos os lados, vêm pessoas para adorar o Deus-Menino, que nasce e renasce em cada Natal.
A estrela de Natal simboliza o Menino Jesus, cheio de Luz e de Paz!

3)A árvore de Natal mostra que mesmo no inverno mais rigoroso, o verde de seus ramos resiste mesmo depois da chegada da nova e rude estação com geadas permanentes. As bolinhas multicoloridas presas aos galhos da árvore são sinal de vida diferenciada.

4)A palavra "advento" vem da expressão latina ad venire, que significa "o que há de vir". . Como o tempo do Advento tem quatro semanas, contém então, quatro domingos, que são denominados "Domingos do Advento".
A Coroa de Advento tem a sua origem em uma tradição pagã européia. No inverno, se acendiam algumas velas que representavam ao "fogo do deus sol" com a esperança de que a sua luz e o seu calor voltasse. Os primeiros missionários aproveitaram esta tradição para evangelizar as pessoas. Partiam de seus próprios costumes para ensinar-lhes a fé. Assim, a coroa está formada por uma grande quantidade de símbolos:
• A forma circular: O círculo não tem princípio, nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca se deve terminar. As ramas
• verdes: Verde é a cor da esperança e da vida. Deus quer que esperemos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final de nossa vida. Bênçãos que nos foram derramadas pelo Senhor Jesus, em sua primeira vinda entre nós, e que agora, com esperança renovada,
• As quatro velas: As quatro velas da coroa simbolizam, cada uma delas, uma das quatro semanas do Advento. No inicio, vemos nossa coroa sem luz e sem brilho. Nos recorda a experiência de escuridão do pecado. A medida em que se vai aproximando o natal,
5) A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: "O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas".
6)O presente, porque os reis Magos presentearam Jesus e eu também naum podia esquecer que eu também ganhu presente.