terça-feira, 21 de outubro de 2008

TAREFA - TEXTO: IRA E MUDANÇA SOCIAL.

Comente o texto: Ira e mudança social.
Obs: Postar no blog ou entregar por escrito na próxima aula.

A ira facilita a transformação social. As pessoas iradas querem as coisas sejam diferentes. As exigências da ira nascem da esperança de que a mudança é possível. Quando a pessoa perde essa esperança, acaba a ira. Essa conexão torna decisiva a ira na mudança social. Os oprimidos durante muito tempo tornam-se resignados a seu destino. Passivos diante de seus compromissos, hesitam em trabalhar pela mudança. “Para que? Não se pode fazer nada; a vida é assim mesmo”. Mas a ira produz um sentimento de capacidade: “Nós merecemos coisa melhor!”.

Sentindo-se capazes, as pessoas se unem para a ação – enfrentar desafios, fazer pressão por mudanças, promover reformas. Por isso, os organizadores de comunidade e outros defensores da mudança não evitam o incômodo da ira. Tentam devolver às pessoas a sua ira, porque esta lhes devolverá a esperança.

EVELYN EATON WHITEHEAD E JAMES D. WHITEHEAD

Sombras do coração – espiritualidade das emoções negativas. São Paulo: Paulus, 1997. P.82. (Adaptado).






5 comentários:

Anônimo disse...

Conferindo...

Anônimo disse...

Eu não entendi muito o texto.......
Por isso não sei oque falar dele


Yasmin
6ºAno

Anônimo disse...

esse texto esta certo.gostei dele.porque ele esta falando a verdade,As pessoas iradas querem as coisas sejam diferentes.As exigências da ira nascem da esperança de que a mudança é possível.


jonathan célio 6ºano

guitar hero6 disse...

Gostei deste texto, pois fala sobre muita coisa que acontece hoje em dia! E tudo que é falado nesse texto é verdadeiro! Por isso me interessei nesse texto!
Gabriel 6°ano

Anônimo disse...

Ola! Parabéns pelo texto, parabéns pela análise religioso - e filosófico - acerca do tema suscitado! Quantos de nossos irmãos necessitariam ler e compreender o sentido dessas palavras... A pessoa q se acomoda não estar disposta à MUDANÇA; e quando não há mudança, o SOCIAL fica a desejar... Assim o faz tantos de nossos governantes, educadores, trabalhadores de modo geral. Não é verdade? O bom da vida é LER, ESTUDAR, ESFORÇAR-SE por 1 mundo MELHOR, Igualitário a todos os cidadãos! Mas quem de nós disposto a fazê-lo? Fica o questionamento.