quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012



DICAS DE COMO ESTUDAR

Profª Izabel C. Moura Sampaio
Ensino Religioso

De acordo com Stigar1 : “A disciplina de Ensino Religioso oferece aos educandos elementos significativos para sua formação integral, tendo como eixo curricular as culturas, as religiões, os textos sagrados, as teologias, os ritos e o Ethos, visando a sua formação cultural como também sua formação humana e religiosa, tendo como resultado final uma formação integral do ser humano, holística e sistêmica. Proporcionando assim o conhecimento dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das experiências religiosas percebidas no contexto sócio-cultural da sociedade”.
Para um bom aproveitamento na disciplina de Ensino Religioso muitos fatores podem ajudar na hora do estudo, como o horário e ambiente. 

Abaixo temos, ainda, algumas sugestões: 

  • Reserve um horário do dia para ler os textos sugeridos e fazer as tarefas, rever o que foi discutido em classe, ler as suas anotações do caderno, ver os vídeos e/ou filmes sugeridos. O tempo ideal para cada dia depende de cada um, considerando o grau de dedicação. É aconselhável a cada hora de estudo, fazer um intervalo de dez minutos.

  • Lembre-se estudar tem duas intenções: aprender e recordar.

  • O ambiente de estudo deve ser um local calmo, claro, ventilado, e agradável. Evite estar perto de elementos que possam causar distrações como: rádio, televisão, telefone, computador... Na hora de estudar é importante que esteja sentado, e com a postura correta, para não perder a concentração.

  • Os materiais que serão utilizados devem estar organizados próximos a você. Se organize faça um planejamento, mantenha o portfólio em dia. Faça todas as atividades, anote as datas para se situar na hora das atividades e facilitar as relações entre os assuntos.

  • Elabore exemplos, relacione os conteúdos estudados. Faça associações, por exemplo, de um assunto com alguma música que você gosta. Também é aconselhável fazer esquemas e resumos, pois ajudam a dominar o conteúdo.


  • Faça uso de todos os recursos escolares oferecidos como: biblioteca, blog, site...

  • É importante que na hora de estudar esteja bem alimentado, porém não fique comendo ao mesmo tempo que estuda, pois isso causa distração e não favorece a digestão.

  • Deixe o seu sono em dia, durma no mínimo 8 horas por dia.

  • Pratique atividades físicas, e mantenha a boa alimentação, pois um corpo saudável reflete em uma mente saudável.

OBS: Sugestão de vídeo: Como estudar – IAENE (http://www.youtube.com/watch?v=UF0XzLX_EE0&feature=player_embedded)

1http://www.artigonal.com/educacao-artigos/o-que-e-ensino-religioso-709662.html 


Nenhum comentário: