quinta-feira, 18 de outubro de 2007

ORIGEM DO NATAL - VAMOS CONVERSAR.

  • Na aula passada, 17/10/07, conversamos sobre a origem do natal. Coloque no comentário o que você aprendeu com o texto.

AGUARDO OS COMENTÁRIOS...


13 comentários:

Anônimo disse...

eu entendi que o natal é o nascimento de Jesus uma data muito importante para todos nós e que nos sentimos mais unidos nessa época.Larissa 6ano data:20/10

Anônimo disse...

Anderson 6ºano

Eu aprendi a origem da plavra NATAL que vem do latim "nativistas"
O NATAL se originasce de Roma, nesta data decoravam as casas co arvores, os amigos trocavam presentes e até hoje trocamos e realizavão procissões.E imposilvio tirar aquela data do ovo esntão a igreja transformou a tal data pagã em uma festa cristã e assim em 336 d.C surgiu o nosso natal.NEsta data fazemos uma manifestação de emoção presenteandos as pessoa.

Anônimo disse...

Monique 6ºano
A origem latina da palavra Natal (nascimento do Sol) foi transformada pela Igreja Católica de uma data pagã para uma festa Cristã.Entretanto o povo transformou uma festa Cristã numa troca pura e simples de presentes esquecendo de uma vez os valores e os sentimentos Cristãos que devem prevalecer nesta data.

Unknown disse...

Juliana 6°ano

Eu aprendi com o texto a origem do natal, que veio de Roma, o significado da palavra natal que é nascimento.Aprendi também que o dia natalício de alguma pessoa,é o dia do seu aniversário.
É impossível apagar essa data(25/12)tão importante para nós.

Beijossss

Anônimo disse...

nome:julia mara nº:23 6°ano

apredi o significado das arvores de natal, pelas festas pagãs que era comum enfeitarem com arvores, aprendi que por essas festas pagas em honra aos deuses era tao importantes pra eles que eles decidiram torna-la uma festa crista, aprendi ambem que no natal se comemora o nascimento de Jesus(apesar de que eu ja sabia). E aprendi que os presentes era uma demontraçao de afeto ao proximo, mas nao devemos lembrar o natal com os presentes, e sim devemos principalmente lembrar que foi o nosso Deus sauvador que nasceu.

Anônimo disse...

tia me passa seu e-mail é que eu quero te passar um texto muito legal !!!!
bjoOooO
ass: julia mara 6ºano nº 23
meu e-mail é assim: juju_lindinha_mara@hotmail.com

Anônimo disse...

nome:julia mara 6ºanno n: 23

aprendi que as arvores de natal é um simbulo que pegaram da festa pagã, que era comum enfeitar com arvores, aprendi que a comemoraçao do natal foi tirada da festa pagã que adoravam ao sol e assim a igreja descidiu faser daquilo uma festa religiosa comemorando o natal, aprendi que o natal no comemora o nascimento de Jesus cristo os presentes simbolisam atos de afeto com o proximo, e aprendi tambem que nao devemol ligar so para os presentes de natal, e sim comemorar o nascimento dee nosso senhor Jesus cristo.

Unknown disse...

Rafaela-6ºano
A coisa q eu mais gostei do texto foi quando falou como começou o natal e q era uma festa pagã e depois se tornou uma festa cristã.
Eu aprendi que devemos presentear o proximo.
E tambem que não devemos pensar que o natal é somente uma festinha que se ganha presente,e sim que é o nascimento se Jesus Cristo.
Isabel fica com DEUS.
Beijos
RAFAELA

Anônimo disse...

Fernanda Freitas-6ºano:Com o texto eu aprendi que era uma festa pagã, e a partir do ano 336 D.C. passou a ser a festa que chamamos de natal, que é a festa em que nasceu Jesus Cristo.

Anônimo disse...

nome:elis cristina n�:13 6�ano

aprendi que a festa natal se originou de uma feesta que ao pag�os fasiam em referencia ao deus sol.
e todas as coisas que fasemos hoje na festa de natal, tudo se originou da festa pag�.
hoje essa festa � religiosa por que a igrja viu que aquela festa �ra impossivel ser esquessida entao fiseram esa festa comemorando o nascimento de Jesus.

Anônimo disse...

viu tia me passa o seu e-mail para eu te manda um texto a senhora vai gostar � meio engrassado mas ensina muita coisa !!!!

Anônimo disse...

João pedro reis silva 6º

São francisco que fez o presépio ele quis mostrar com isso que era o nascimento de Jesus essa foi a sua intensão.
Terra: norte, sul, leste e oeste. Isso significa que, de todos os lados, vêm pessoas para adorar o Deus-Menino, que nasce e renasce em cada Natal.

A estrela de Natal simboliza o Menino Jesus, cheio de Luz e de Paz!

Na ponta da árvore e muitas vezes sobre o presépio se coloca a Estrela de Belém. Simboliza a estrela-guia dos magos e sábios do Oriente.
Um dos símbolos mais forte do Natal é a árvore de Natal. Um pinheiro enfeitado de luzes e de bolinhas vitrificadas multicoloridas. Tradição nascida em tempos medievais, de fundo cristão, reúne dois símbolos religiosos: a luz e a vida.

A árvore de Natal mostra que mesmo no inverno mais rigoroso, o verde de seus ramos resiste mesmo depois da chegada da nova e rude estação com geadas permanentes. As bolinhas multicoloridas presas aos galhos da árvore são sinal de vida diferenciada.
A palavra "advento" vem da expressão latina ad venire, que significa "o que há de vir". Trata-se do espaço de quatro semanas que antecede o Natal e que inicia o chamado "ano litúrgico" da Igreja Católica. Como o tempo do Advento tem quatro semanas, contém então, quatro domingos, que são denominados "Domingos do Advento".
A vela simboliza a luz que veio ao mundo com o nascimento de Cristo, como lemos no profeta Isaías 9.1: "O povo que andava na escuridão, viu uma forte luz; a luz brilhou sobre os que viviam nas trevas". Consumindo-se completamente para gerar luz, a vela simboliza a doação em favor da vida.
Eu gotei de conhecer os presentes de natal por causa que os amigos dão um presente ao outro simbolizando o nacsimento de jesus

Unknown disse...

JOÃO PEDRO REIS E SILVA 6º

Eu entendi que fala sobre a nossa poluição que os animais estão morrendo estamos ficando cem aguá e tem uma quantidade muito grande de peixes morrendo o que será do nosso futuro.
E o que agente planta a gente tambem cole.

VAMOS MELHORAR !!!

tchau tia